Cursos de Aperfeiçoamento - 150h/a

21 - A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ementa:
A infância na idade média. A infância na idade moderna. Precursores da Educação Infantil. Jan Amos Komenský. Jean Jacques Rousseau. Johann Heinrich Pestalozzi. Friedrich Fröebel. Maria Montessori. A Educação Infantil no Brasil até o século xx. Fundamentos legais da Educação Infantil. Concepção de infância: tendências pedagógicas. Jean Piaget. Lev Semenovith Vygotsky. Henry Wallon. Propostas pedagógicas da Educação Infantil: tendências. A ação pedagógica com múltiplas linguagens. O jogo e a brincadeira como recursos privilegiados de desenvolvimento da criança. Pedagogia de projetos didáticos. Perspectivas na formação de profissionais de Educação Infantil. O caminho passa pelo professor bem preparado. A formação do professor. Avaliação formativa. Relação entre família e escola.


22 - ORIGENS DA VIDA

Ementa:
Origens da vida. Características e classificação dos seres vivos. Células: as unidades básicas da vida. Reprodução e desenvolvimento biológico. Noções de Biologia Evolutiva. Noções de Genética.


23 - A PRÁTICA E A FUNÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

Ementa:
A orientação educacional no processo de aprendizagem. O processo histórico da orientação educacional no Brasil. Diferentes conceitos de orientação educacional. A prática e as funções do orientador. O orientador educacional nas relações interpessoais. Um olhar sobre os alunos. Relação orientador-aluno. O desafio de manter a disciplina dos alunos. A aula de qualidade facilita o trabalho do orientador. O orientador educacional e a necessidade de um olhar interdisciplinar. A educação. A escola e as normas sociais. A participação do orientador no planejamento da escola. A Lei nº 9.394/96 não vai resolver todos os problemas da educação. A integração dos conhecimentos de orientação educacional e de psicologia. Um olhar sobre a orientação educacional.


24 - A FUNÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DO SUPERVISOR ESCOLAR

Ementa:
O supervisor escolar no contexto educacional. Abordagem histórica. Conceituação de supervisor escolar em uma nova visão. A função política e social da supervisão. O supervisor nos processos de ensino e aprendizagem. A educação na função supervisora. A abrangência da supervisão escolar no contexto atual. Formas de cooperação na supervisão escolar. Ação supervisora para a reconstrução do currículo. Interdisciplinaridade na supervisão escolar. Um olhar diferenciado sobre a supervisão escolar.


25 - A INCLUSÃO COMO REALIDADE EDUCACIONAL

Ementa:
A escola como instância transformadora. A inclusão como realidade. A educação inclusiva e sua evolução histórica. O movimento das famílias pela inclusão. O especial da educação. A formação dos professores. A inclusão na escola. Uma escola para todos. As Políticas Públicas de Educação Inclusiva. Breve histórico da psicopedagogia. A psicopedagogia no Brasil. O diagnóstico psicopedagógico. Os desafios da psicopedagogia. O psicopedagogo na Educação Inclusiva. A escola inclusiva. A sala de aula inclusiva. O professor na inclusão. Legislação brasileira e suas concepções. Inclusão social.


26 - O SUCESSO ESCOLAR COM A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

Ementa:
O papel da família e da escola na aprendizagem.A liberdade dos filhos e a responsabilidade dos pais. O diálogo entre pais, alunos e professores no processo ensino-aprendizagem. Contribuição da família à aprendizagem e sucesso escolar. Efeitos do modelo de parceria família-escola. A participação dos pais na prática pedagógica. Fatores que interferem na aprendizagem dos alunos. O processo de aprendizagem O fracasso escolar no Ensino Fundamental. Déficit linguístico e cultural. Implicação pedagógica. Implicação escolar. Implicação curricular. A teoria da reprodução.


27 - A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS

Ementa:
Experiências de educação de jovens e adultos no contexto brasileiro. A Educação de Jovens e Adultos: uma retrospectiva histórica no Brasil. A Educação Escolar de Jovens e Adultos. A formação e o olhar do professor sobre o EJA. A importância da autoestima no processo de ensino e aprendizagem. Autoestima na EJA. A baixa autoestima. Visão de mundo dos alunos e alunas da EJA. O saber sensível e o saber cotidiano. A busca pela escola. As diferentes raízes culturais. A marca do trabalho. A escola como espaço de inserção social e cultural. A escola como espaço de conhecimento especialmente da alfabetização.


28 - A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Ementa:
O paradigma do uso de tecnologias na educação. Conhecimento tecnológico. As tecnologias computacionais diante do saber e do conhecimento nas escolas. O educador, e as tecnologias computacionais. Dificuldades de aprendizagem.tipos de dificuldades de aprendizagem. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Como o computador pode ajudar a superar essas dificuldades?. Deficiência da percepção visual. Como as tecnologias podem ajudar?. Deficiência de processamento da linguagem. Deficiências motoras finas. Mediação digital. Informática educacional. A informática na sociedade e na educação. Os meios de comunicação e a escola. Tecnologia de informação e comunicação (tic) na escola. Quanto ao uso de jogos educativos: um lembrete. Quanto a internet. Relação professor-aluno-computador. O professor no processo de ajuda ao aluno.


29 - O SER E AGIR NAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Ementa:
Aprendizagem. Teoria de Aprendizagem de Lev Semenovich Vygotsky. Teoria de Jean Piaget. Teoria Construtivista de Jerome Bruner. Teoria da Inclusão de David Ausubel. A Abordagem de Henri Wallon. Teoria do Aprendizado Social de Albert Bandura. Teoria do Aprendizado Estrutural de Joseph M. Scandura. Teoria Algo-Heurística de Lev Landa. Teoria do Contexto Funcional de Thomas Sticht. Teoria da Flexibilidade Cognitiva de R. Spiro, P. Feltovitch & R. Coulson. Estrutura do Intelecto de Joy Paul Guilford. Teoria da Percepção pela Informação de James Gibson. Teoria da Elaboração de Charles Reigeluth. Teoria do Código Duplo de Allan Paivio. Teoria do Reparo de K. Vanlehn.


30 - A APRENDIZAGEM NA LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA

Ementa:
Leitura. O processo de aprendizagem na leitura. Dificuldades de aprendizagem na leitura. Características das dificuldades de aprendizagem na leitura. A dislexia. Diagnóstico das dificuldades na leitura. Escrita. O processo de aprendizagem na escrita. Dificuldades de aprendizagem na escrita. A disgrafia. Características nas dificuldades de aprendizagem na escrita. Matemática. O processo de aprendizagem na matemática. Dificuldades de aprendizagem na matemática. Discalculia acalculia. Características nas dificuldades de aprendizagem na matemática.